Este conteúdo é cobrado em avaliações como Saresp, Provinha Brasil e devem ser trabalhados ao longo do quinto e sexto ano. É uma matéria gostosa de ser trabalhada, em que o professor pode levar para os alunos histórias em quadrinho, publicidades e imagens, tornando a aula mais dinâmica.
Todos estes elementos irão corroborar para o entendimento do conteúdo, e, para fixar ainda mais, preparei alguns exercícios relacionados as interjeições.
1. O que são interjeições?
2. Identifique as interjeições e classifique-as conforme os sentimentos ou emoções que exprimem.
MEDO – ADMIRAÇÃO – ALEGRIA – AGRADECIMENTO – ESPANTO – ADVERTÊNCIA – SILÊNCIO – AVERSÃO – IMPACIÊNCIA – ALÍVIO
|
b) Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho!
c) Ah! Você aqui a esta hora!
d) Puxa! Pensei que não viesse mais.
e) Puxa! Você é realmente um artista.
f) Calma, que tudo acabará bem.
g) Ih, que bagunça está aqui!
h) Olá! Que bom revê-lo!
i) Nossa, que lugar lindo!!!
j) Oba! A festa vai começar!
k) Psiu! As crianças estão dormindo.
l) Credo, que coisa horrível!
“_____ que nada tenha acontecido com Maurício.” “_____! Com quem eu estou falando?” “_____, você fala demais!”
a) Oxalá, hum, irra
b) Tchau, que pena, claro
c) Hum, claro, ué
d) Queira Deus, alô, bico calado
5. Relacione as interjeições aos sentimentos que expressam:
( 1 ) Oba! Viva! ( ) Desculpa
( 2 ) Perdão! Desculpa! ( ) Aplauso
( 3 ) Bis! Bravo! ( ) Medo
( 4 ) Ai! Cruzes! ( ) Alegria
6. Quais dos grupos de palavras são formados por interjeição:
a) Vida, Casa, Palavra, Cruzada
b) Documentar, Texto, Moscas! , Questione!
c) Ei!, Marta, Sai!, Entretanto
d) Oh!, Oba!, Atenção!
7. Assinale a oração que expressa pena:
a) Chega! Não aguento mais!
b) Quem me dera ganhar uma herança!
c) Pobre coitado! Nem casa tem.
d) Bravo! Cante mais uma vez.
8. “Nossa Senhora! Como você pôde fazer isso!” A locução interjetiva destacada expressa:
a) espanto
b) saudação
c) satisfação
d) desejo
RESPOSTAS:
ResponderExcluir2. a. Obrigada, é muita gentileza de sua parte. (agradecimento)
b. Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho!(alívio)
c. Ah! Você aqui a esta hora!(espanto, admiração)
d. Puxa! Pensei que não viesse mais. (impaciência)
e. Puxa! Você é realmente um artista. (admiração)
f. Calma, que tudo acabará bem. (advertência)
g. Ih, que bagunça está aqui!(aversão)
h. Olá! Que bom revê-lo!(alegria)
i. Nossa, que lugar lindo!!!(admiração)
j. Oba! A festa vai começar!(alegria)
k. Psiu! As crianças estão dormindo.(silêncio)
l. Credo, que coisa horrível!(medo)
3. C / D / E / D
4. D
5. 2 / 3 / 4 / 1
6. D
7. C
8. A
Eu acertei até vai fiquei com dúvidas em algumas mais consegui até chegar aqui em baixo
ExcluirMuito legal! Amei.
ExcluirMuito boa essa atividade, me ajudou bastante ❤
ResponderExcluirotimos exercicius me ajudou bastante, obrigada
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho Mestra!
ResponderExcluirExcelente essa atividade, vai me ajudar bastante.
ResponderExcluirQuero resportas
ResponderExcluirParabéns, Professora!
ResponderExcluirMuito obrigado mim ajudou muito a questão 5 parabéns
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirNa terceira questão, a última ilustração não seria letra B?
ResponderExcluirJdnsjdiemen
Excluir