segunda-feira, 6 de março de 2017

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (SARESP)

- Leia o texto abaixo para responder as seguintes questões:

 (SARESP 2005)
 MINHAS FILHAS 
 Minhas filhas eu vejo que são três 
E cada qual é da beleza irmã, 
Se eu quero Lúcia, muito quero Inês,
 Da mesma forma quero Miriam. 
Vendo a meiguice da primeira filha,
 Vejo a segunda que me prende e encanta, 
A mesma estrela que reluz e brilha, 
Se olho a terceira, vejo a mesma santa. 
Se a cada uma com fervor venero, 
Fico confuso sem saber das três 
Qual a mais linda e qual mais eu quero 
Se é Miriam, se é Lúcia ou se é Inês.
 E já velho, a pensar de quando em quando 
Que brevemente voltarei ao pó, 
Eu sou feliz e morrerei pensando 
Que as três filhas que tenho é uma só.
(PATATIVA DO ASSARÉ. Antologia Poética. 4.ed. rev. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2004. p.233.)

1. Para o velho, a primeira filha se destaca pela
 a) beleza.
b) comportamento.
c) meiguice.
d) obediência.

2. Ao dizer “brevemente voltarei ao pó”,o velho revela que
a) reconhece que seu fim está próximo.
b) sabe das dificuldades da sua sobrevivência.
c) sente necessidade de se afastar de casa.
d) vai percorrer estradas empoeiradas.

3. “Minhas filhas” é um poema porque está organizado em
a) orações e versos.
b) versos e estrofes.
c) parágrafos e estrofes.
d) períodos e parágrafos.

4. O poema trata especialmente
a) das preferências de um pai.
b) de uma relação familiar harmoniosa.
c) do afeto de um homem por suas filhas.
d) do respeito das filhas pelo pai.

GABARITO: 

1
2
3
4
C
A
B
C


4 comentários:

teste

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...