Síndrome de Peter Pan:
Você deve se lembrar daquele personagem que foi parar na Terra do Nunca e que ficou criança para sempre. Pois é, tem gente que deseja manter-se sempre jovem. E por essa razão se descuidam das responsabilidades de virar um adulto, deixam de assumi-las ou por sentirem dificuldades de enfrentá-las.
Isso acontece por falta de desenvolvimento do senso moral, que é o que propicia a superação de obstáculos íntimos ou externos. A pessoa não assume qualquer tipo de responsabilidade, é como se ela parasse no tempo.
Não vá pensar que basta ter uma atitude irresponsável que isso significa um sintoma do complexo de Peter Pan, o psiquiatra José Teixeira explica: “é muito mais complexo, tem que ter sintomas mais fortes e só uma psicóloga pode realmente identificar o caso”.
Complexo de Cinderela:
Quem não sonhou em ser uma princesa como Cinderela? Isso é tão comum que existe um complexo que recebe esse nome, por mulheres que fantasiam em encontrarem seu príncipe encantado. Isso chega a ser tão grave, que a mulher não consegue se relacionar com homem algum.
Ela não pensa em suas responsabilidades, buscando uma pessoa que se disponha a sustentá-la e a protegê-la material e moralmente. O que acaba resultando em decepções e frustações quando seu namorado, noivo ou marido não atende a suas expectativas e ansiedades. Mas o Dr. José Teixeira complementa, “não pense que só as mulheres sofrem desse mal, há homens que também projetam a mulher perfeita além do normal.
É comum fantasiarmos com o parceiro perfeito, o problema aparece quando não conseguimos suportar nenhum defeito ou fragilidade do sexo oposto”.
Emídio Silva /Marislei de Souza
QUESTÕES:
- O que seria o complexo de Peter Pan e de Cinderela?
- Quais os motivos que fazem com que adultos tenham esse complexo?
- Qual a relação existente entre o sistema capitalista e essas síndromes?
- Realize uma análise crítica das imagens acima.
- Você considera que o texto restringiu-se a relações heteroafetivas? Justifique sua resposta e problematize esta questão relacionando com a sociedade em que vivemos.
- Você considera que o texto restringiu-se a relações heteroafetivas? Justifique sua resposta e problematize esta questão relacionando com a sociedade em que vivemos.
- Faça um texto de cunho argumentativo acerca do tema em discussão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário