sábado, 10 de abril de 2021

Vamos falar sobre Políticas Públicas?


Ontem, dia 09 de abril de 2021, o site "Brasil de Fato" publicou que o IBGE terá uma redução de 96% para produção de pesquisa, o que trará muitos prejuízos no âmbito econômico, político e social.

Isso porque o IBGE serve de base para os gestores de políticas públicas e, sem ele, nossas políticas públicas serão ainda piores, afinal não teremos indicativos para que medidas possam ser estabelecidas, restabelecidas ou criadas para o benefício da população. 

Por falar em medidas, é necessário que vejamos como nosso país padece de políticas públicas principalmente no âmbito social que garante maior qualidade de vida para muitos que não possuem o mínimo para viver. 

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) publicada em 2020, os serviços básicos de saneamento não são ofertados para 39,7% dos municípios brasileiros.

Esse fato representa a incapacidade de gestão de políticas públicas do nosso país pois como consta na Lei número 11.445/2007 da  Constituição Brasileira, todo brasileiro é assegurado a ter saneamento básico. 

Infelizmente, esse não é o único problema que observamos no Brasil. Quando falamos em educação, que também é um direito assegurado na Constituição, podemos constatar pelos índices um péssimo desempenho acentuando ainda mais os muros que separam os alunos das escolas públicas e particulares. 

Essa segregação não para no âmbito escolar, quando pensamos em segurança, observamos claramente a diferença existente entre bairros nobres e periféricos. Isso porque nos bairros nobres, pavimentados e geralmente afastados dos grandes centros urbanos, acaba recebendo uma segurança completamente diferente do que vemos nas favelas de nosso país em que jovens estudantes são mortos apenas por "parecerem bandidos". 

Os maiores bandidos do nosso país são àqueles que desviam dinheiro público, que não utilizam seus cargos corretamente e, ao invés de trabalharem para o povo, trabalham para se beneficiarem, fazendo com que as políticas públicas fiquem em segundo plano e as "politicagem" fique sempre em primeiro plano. 

IBGE:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/28326-quatro-em-cada-dez-municipios-nao-tem-servico-de-esgoto-no-pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...