quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SER UM BOM ALUNO... MOTIVO DE VERGONHA?

Há décadas atrás ser um bom aluno era motivo de orgulho para os estudantes de ensino fundamental e médio. As salas eram separadas pelo desempenho de cada estudante, os piores ficavam na sala conhecida como ''salas dos idiotas''.
Vemos que hoje isso mudou, segundo publicação da revista Veja(21 de setembro de 2009) com base em uma pesquisa inédita qualitativa, feita em São Paulo com 5.000 alunos entre 15 e 18 anos, traçou um infeliz cenário para o ensino: na definição desses estudantes, ser bom aluno é, basicamente, motivo de profunda vergonha – raramente de orgulho. O filósofo Carlos Roberto Merlin, que conduziu a pesquisa disse: “São exceção aqueles bons estudantes que seguem dedicados à atividade intelectual, mesmo sendo repreendidos pelos colegas. Eles têm pavor de serem taxados de nerd.”
Isso ocorre porque nas escolas os alunos sofrem bullying que é um termo americano usado para descrever intimidação e humilhação entre adolescentes. Segundo o pediatra Lauro Monteiro Filho, editor do site Observatório da Infância e fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (primeira entidade do país a focar o tema) afirma que: “Uma criança que cresce em um ambiente agressivo perde a auto-estima e deixa de absorver conhecimento”.
Ou seja, não podemos deixar os bons alunos se sentirem envergonhados ou até mesmo com medo de serem visto pelos outros como ''nerd''. É obrigação do professor não deixar que isso ocorra e não fazer diferença com aluno nenhum e mostrar que estudar e ser um bom aluno é uma característica positiva.

Um comentário:

  1. É realmente fundamental uma boa relação entre professor e aluno dentro de uma sala de aula.
    pois com isso, os alunos entenderiam que errar é um pontapé inicial para uma boa aprendizagem.

    ResponderExcluir

teste

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...