terça-feira, 20 de outubro de 2009

O CONVENCIMENTO

Existem pessoas que quando escrevem nos comovem e nos convencem, mas, isso não ocorre por acaso. Os fatores de textualidade vêm explicar melhor os artifícios que esses textos possuem e tentar responder perguntas, como por exemplo: Por que existem textos que nos convencem mais que outros? O que eles têm de diferente dos outros textos e que nos fazem acreditar naquilo que o autor escreveu?
Devemos entender antes de tudo, que não existe linguagem neutra, isso quer dizer que em qualquer discurso haverá a intenção do autor que é convencer seu leitor daquilo que ele diz, e, para isso acontecer não é tão fácil assim. Pense na seguinte situação: para você acreditar em alguém, primeiramente você deve conhecer a pessoa, saber quem é ela, se é sua amiga há anos você irá confiar mais do que naquela pessoa que conheceu há menos de minutos, além disso, provas visuais como fotografias, vídeos são artifícios que nos fazem convencer com mais facilidade.
Agora você deve estar se perguntando, mas o que tem isso tem haver com a intenção de um texto? Eu respondo para você caro leitor, tudo. Aquela sua amiga de anos é como se fosse o autor daquilo que você lê. Quando você lê graduado, especialista, mestre, doutor isso dará credenciamento ao texto(Agora você entendeu porque eu uso voz de outras pessoas para confirmarem a minha? Eu ainda sou uma mera graduanda, que não tenho nome suficiente para fazer alguma afirmação por isso continuarei usando vozes de pessoas conceituadas aqui no meu blog). Sobre as fotografias, vídeos que disse serem provas visuais e o ajudam a convencê-lo é o mesmo caso de gráficos, pesquisa com porcentagem, números que são comprovações, provas daquilo que o autor está argumentando.
Mas em que lugar do texto posso encontrar a intenção do autor? Nessas pesquisas com dados, vemos claramente a intenção de quem escreve, por exemplo: ‘’79% dos eleitores aprovam a candidatura de Lula’’, ou, ‘’mais de 20% dos eleitores são contra a candidatura de Lula.’’ Reparem que o primeiro exemplo, mostra um aspecto positivo sobre Lula, já o segundo quer mostrar o aspecto negativo sobre o presidente. Isso é uma prova de como a intenção do autor está no texto, quanto mais estudo e instrução tiver menos você se deixará convencer.

*Espero que esse texto tenha sido esclarecedor. A matéria é muito extensa e se fosse a fundo de tudo isso que disse teria que escrever apenas sobre esse assunto, e hoje não é meu foco.

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