terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PROFESSORES FASCINANTES, ALUNOS INTERESSADOS.

''A arte mais difícil, e simultaneamente mais utíl, é a de saber educar.''
Persichetti

''A educação mora em todos os lugares e o conhecimento está disponível. O que se busca, então, é verdadeiramente estimular a vontade de aprender o interesse, a curiosidade. E é nessa estrada que habitam os educadores, aqueles que são capazes de fazer a ponte entre o desejo e a conquista.'' Deborah Dubner.
Com essa definição sobre o que é educação vemos o papel fundamental dos educadores em nossas vidas. Esse profissional pode motivar seu aluno a construir conhecimento, porém não é uma tarefa fácil como Amos Alcott, pedagogo americano muito conceituado disse: ''O verdadeiro professor defende os seus alunos contra a sua própria influência.''. Como Alcott disse, o professor também possui essas influências de outros educadores em sua vida, mas não devem influenciar seus alunos, e sim deixar que seus alunos formem sua ideologia. O professor deve transmitir o conhecimento e não obrigar seus alunos a concordarem com a verdade que ele impõe. Podemos observar desinteresse dos alunos quando o professor é autoritário, é o que diz Paulo Freire: ''o professor autoritário afoga a liberdade do educando.''. Ou seja, gera aluno desinteressado. É obrigação dos professores mediarem esse conhecimento, fazerem seus alunos refletirem e serem críticos chegando a uma conclusão e com ela formando uma opinião, como já publiquei em outra matéria o professor não pode deixar que seus alunos virem a famosa Macabéa de A Hora da Estrela, que aceita tudo que dizem, acreditando que só existe uma verdade absoluta. Peço licença nessa publicação para agradecer os profissionais que tive até hoje, pois foi graças as boas aulas e reflexões que esses excelentes professores me proporcionaram que no próximo ano, começarei o curso de História no Centro Universitário Fundação Santo André; eis alguns deles:

Ricardo Alvarez (Sem dúvida nenhuma o MELHOR professor de geografia que possa existir, e eu tive o prazer de ter aula com ele);

Mônica Carolina Savieto;

Marcio Silva;

Ana Paula Mazza Cruz.

Entre outros maravilhosos profissionais que tive o prazer de ser aluna e me fizeram desenvolver o interesse e o lado crítico. Aceitem meu eterno agradecimento, considero vocês verdadeiros educadores e se porventura for professora algum dia, pretendo fazer meus alunos refletirem como vocês me fizeram refletir sobre várias questões.

2 comentários:

  1. Nossa que legal vai ser professora de português e história?? Um beijo sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. Paulinha, vc precisa (se já não teve contato) com o escritor, já falecido, Villém Flusser... fantástico! Bjão!

    ResponderExcluir

teste

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...