Amar, namorar, estudar, comprar, brindar, comer, beber, fazer, poder, partir, abrir, assistir são alguns verbos da nossa língua portuguesa e como verbos, representam ações, mas do que seriam ações sem a linguagem?
Como Arnold Wesker um respeitado dramaturgo inglês disse: ‘’ A língua... é uma ponte que te permite atravessar com segurança de um lugar para outro.’’.
Ou seja, sem a linguagem não conseguimos evoluir, ficamos estagnados no tempo.
Os adolescentes de hoje não são como as de décadas atrás. Se pensarmos na época de ditadura militar no Brasil, podemos ver uma sociedade apreensiva e com isso as pessoas não expunham suas opiniões.
Atualmente os jovens são muito mais comunicativos, isso ocorre graças ao período que vivemos. As famílias de hoje dão mais liberdade àos seus filhos e a tecnologia também contribuiu muito para esse avanço, pois em questões de segundos os adolescentes podem , sabem o que acontece no mundo todo então formam sua ideologia então, vemos claramente essa evolução dos jovens que conseguem conversar sobre diversos assuntos.
Falando em evolução, a língua também possui concepções diferentes. A primeira delas é a concepção como representação do pensamento, que é o exemplo dos adolescentes do século passado que eram ‘’formatados’’ para pensarem do jeito que quem estivesse ‘’liderando’’ gostaria. Ou seja, essa concepção é um modelo linear de comunicação, a língua estaria ali apenas para representação de algo já determinado.
A segunda concepção de língua que tem como ‘’pioneiro’’ YAKNON é a língua como instrumento de comunicação, que é o código de comunicação , formado por 6 elementos(emissor, receptor, código, canal, mensagem, referente).
Já a última concepção é a língua como forma de ação social que é passível de mudanças, posicionamentos. Que como melhor exemplo para ilustrar essa concepção é o adolescente do século 21 que lê, muda de opinião, pode conversar abertamente sobre diversos assuntos e não é algo estagnado, formatado e só assim podemos evoluir, como Albert Einstein disse ‘’A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.’’ E isso só é possível com a comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário