''Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.’’
Luis de Camões
Como Camões disse: ‘’o mundo é composto de mudanças’’. Para muitos o novo é sempre uma ‘’ameaça’’. Podemos comprovar essa afirmação se pensarmos na semana de arte moderna realizada no Brasil em 1922, que representou uma renovação de linguagem, a busca de experimentação, a liberdade criadora e a ruptura com o passado.
Porém muitas pessoas não aceitaram essa ‘’mudança’’ sendo alvo de críticas e em parte ignorada. Atualmente sabemos que sem a semana de 22, provavelmente nossa produção artística tivesse seguido um rumo diferente, tanto que hoje ninguém mais discute o "modernismo", todos o aceitam e o aplaudem.
Temos que ter cuidado ao associar moderno com algo novo, novidade. Como citado no texto até hoje as pessoas contemplam o Modernismo e suas várias obras e ideais, ou seja continua sendo moderno mas no sentido de ainda estar sendo contemplado, admirado mas não como uma novidade.
Autores atuais podem até se ‘’inspirar’’-conceito muito usado quando fala-se em moda em características, tendências do movimento modernista, mas isso não significa que só por que esses autores atuais usam esses conceitos que eles poderão ‘’modificar’’ o passado. O correto é dizer que eles usam características do passado no presente.
Que menininha culta :)
ResponderExcluirOlá Paula! Obrigado pelo comentário no blog verbalirando, só fiquei curioso em como vc encontrou ele! Aguardo resposta, qualquer coisa é só enviar um e-mail para emersonlirajp@hotmail.com!
ResponderExcluir