A teoria do Funcionalismo é representada pelos pensamentos do sociólogo francês David Émile Durkheim. Este atribuiu grande importância à educação, já que, para ele: “[...] a educação aparece nas sociedades humanas com a função social de evitar a contradição existente entre os interesses pessoais e os sociais.” (MEKSENAS, p. 36)
Com essa afirmação, vemos o quão importante era para Durkheim manter a ordem da sociedade, e, desta forma a função da educação se resumia em “[...] integrar o indivíduo à sociedade” (MEKSENAS, p. 38).
Assim, a escola para o funcionalismo não deveria ter o caráter de questionadora e sim de reprodutora. Reprodução está que está diretamente ligada ao que o Estado determina. Neste sentido, pode-se afirmar que esta visão é extremamente conservadora, pois não atribui à educação o papel de transformação.
Atualmente, vemos a importância de uma educação transformadora e reflexiva. No entanto, ainda hoje existem elementos desta teoria funcionalista que estão presentes no cotidiano escolar de nosso país. Como por exemplo a divisão dos conteúdos das disciplinas dos atuais cursos de segundo grau. Divisão esta que está diretamente relacionada com o positivismo.
Curti! Me ajudou bastante!! Meus parabéns!
ResponderExcluirTa muito bom seu texto,não deixe de postar,tow fazendo letras, e espero contar sempre com a sua ajuda!
ResponderExcluirVc salvou a vida do meu grupo. Faço pedagogia e tava com um trabalho pra entregar a pouco dias e ate que achei seu blog, muito bom por sinal.
ResponderExcluirBrigaduh!
Obrigada me ajuntou muito mesmo na minha pesquisa !!!! Bjo Parabéns
ResponderExcluir