Acredito que estamos rumando para uma sociedade ainda mais individualista, em que as pessoas acreditam que o que mais vale na vida são os bens materiais e a aparência, e, desta forma, acabam se afastando de sua essência.
Faço essa afirmação com base no presente, pois, quando vejo o sistema em que vivemos percebo que, a cada dia, as pessoas consomem mais e consideram que, apenas dessa forma serão felizes. O pior disso tudo é que esse pensamento vem se antecipando com o passar do tempo afetando inclusive as crianças.
Estas, pedem aos pais roupas de marca, brinquedos de última geração, festas esplendorosas- inclusive algumas são até em salão de beleza. Falando em salão de beleza, meninas de apenas seis anos já frequentam assiduamente os salões, além é claro, de uma preocupação excessiva com seu peso, fazendo dietas e sabendo, por exemplo quantas calorias tem um brigadeiro!
Fico pensando, como nós, futuros educadores poderemos ser mais atrativos do que os bens materiais e ideológicos presentes no capitalismo, e vejo que não será uma tarefa fácil. No entanto, tenho que ter clareza que essa é apenas minha concepção de ver o mundo, e que não posso pensar que essa é a “verdade absoluta”.
Desta forma, acredito que não devo competir com o sistema, pois já tenho minha singela opinião sobre este. Devo fazer com que os meus futuros estudantes reflitam, pensem mais no outro e de como podem melhorar questões que eles consideram erradas!
Realizei este Blog com o intuito de dividir jogos, atividades, provas, exercícios, reflexões e textos acadêmicos com vocês: queridos alunos, pais e professores. Acredito que a educação deva ser crítica, reflexiva e acima de tudo prazerosa!!!! Com base nessa perspectiva tento realizar as atividades presentes neste Blog… Agradeço sua visita e fique a vontade para comentar, debater e tirar dúvidas… Este é o NOSSO espaço!!!!!
Marcadores
- ATIVIDADES LÚDICAS (HISTÓRIA / SOCIOLOGIA) (6)
- ATIVIDADES LÚDICAS (INGLÊS) (15)
- ATIVIDADES LÚDICAS (LÍNGUA PORTUGUESA) (9)
- AULAS (FILOSOFIA) (1)
- AULAS (INGLÊS) (10)
- AULAS (LÍNGUA PORTUGUESA) (2)
- AULAS (LITERATURA) (17)
- AULAS (SOCIOLOGIA) (54)
- CRONOGRAMA (2019) (6)
- EXERCÍCIOS (INGLÊS / INTERPRETAÇÃO) (2)
- EXERCÍCIOS (INGLÊS) (8)
- EXERCÍCIOS (LÍNGUA PORTUGUESA / INTERPRETAÇÃO) (15)
- EXERCÍCIOS (LÍNGUA PORTUGUESA) (2)
- EXERCÍCIOS (LITERATURA) (4)
- EXERCÍCIOS (SOCIOLOGIA) (7)
- POEMAS E POESIAS (4)
- PROJETOS (7)
- REFLEXÕES (4)
- TEXTOS ACADÊMICOS (52)
Não dá pra competir com o sistema, mas com certeza dá pra lutar contra ele. A luta é difícil, complicada, mas o mínimo que possamos fazer já é o bastante para não sermos apenas figurantes na realidade que você mesma expôs.
ResponderExcluirFazer os alunos refletirem e conhecerem a verdade dos fatos, aquilo que está por trás das aparências, ajudá-los na interpretação do que vêem, acredito que essa pode ser a contribuição de um educador.
Parabéns por essa reflexão!
Olá Paula,
ResponderExcluirSeu artigo foi objetivo de discussão em uma aula do meu curso de Pedagogia.
José Guedes Costa - joseguedescosta@gmail.com