``Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus.
Honrai ao rei.
1 Pedro 2:17``
Esta é uma passagem da Bíblia
Sagrada que trata da questão do respeito ao próximo. Como podemos interpretar
segundo está passagem, devemos amar uns aos outros. No entanto, a mesma Igreja
Católica que hoje defende esta forma de amor, na época colonial tinha um
pensamento bem diferente do proposto na Bíblia já que fazia diferença entre as
pessoas para seguir uma lógica mercantil.
Isso fica claro quando nos
remetemos ao tipo de mão-de-obra portuguesa defendida pelos jesuítas que
segundo Ciro Flamarion possuía grandes propriedades escravistas. Outro fato
interessante da Santa Igreja Católica é que está, assim como os comerciantes
emprestava capital para fazendeiros que tinham interesse em manter esse
sistema, ou seja, formar os latifúndios que tinham como mão de obra compulsória predominante
africana.
Esta mão de obra vinda da
África era ``essencial à reprodução do sistema produtivo``. (p. 52) que gerou
muito lucro para a época. Na América Espanhola este modelo não foi aderido em
grande escala pela população indoamericana já estar dentro de um sistema que
foi aproveitado pela Coroa Espanhola
Assim, os jesuítas na América
espanhola se utilizaram de mão de obra indígena dentro de suas missões de forma
de uma organização aldeã comunal. Eles
concentravam em espaços menores os indígenas com o objetivo deles trabalharem
mas de também evangeliza-los, porque eles estavam fazendo ``o trabalho de
Deus``.
Os jesuítas tiveram um
caráter ambíguo dentro da colonização ibérica, onde em parte, utilizavam a mão
de obra escrava africana que gerava grandes lucros a empresários e a Igreja com
o comércio de pessoas. Em contrapartida os jesuítas da América Espanhola se
utilizavam do trabalho de índios mas por sua vez, os índios não foram escravizados
e inclusive o caráter comunal das terras
tornava um ambiente harmonioso para a vida dos indígenas e sem castigos
físicos.
A Indo América teve nas Haciendas
o trabalho indígena baseado nas Encomiendas. Estas eram pagamento de tributos
com a força de trabalho do índio. Este sistema foi mantido pela Coroa Espanhola
do que já existia na organização social dos Impérios americanos Pré Colombianos
com algumas diferenças.
Agora sob o comando do Rei, os
índios eram retirados para regiões longínquas de sua aldeia. Fazendo com que
desestruturasse o seu ambiente social, isso era feito propositalmente pelo
governo espanhol para quebrar o vínculo dos indígenas com as suas terras. O
pagamento de tributos nas Haciendas tinha caráter patriarcal e violenta, mesmo
tendo obrigação de evangelizar os índios que trabalhavam naquele local.
Vemos assim que, a mão de
obra na América Ibérica dependeu apenas das necessidades de cada região, não
seguindo um critério pré estabelecido mas sim pelas características de cada local.
Os dogmas da Igreja Católica brindaram os índios de uma escravidão, nos moldes
da africana mas os indígenas não conseguiram se livrar das lacunas jurídicas
para trabalhar gratuitamente mesmo sem o rótulo de escravos.
O significado da nudez para
Colombo e sua tripulação vai muito além da
ausência de roupas. Após a expulsão do paraíso as pessoas passaram a
vestir-se e isso foi tido como uma identidade cultural para os europeus, estar
vestido significava ser civilizado, ou seja não ser um mero selvagem.
Portanto, estar nú,
siguinificava para os europeus a falta de cultura, de ritos, de religião, de
costumes, de leis, de armas. Nús de tudo que os europeus consideravam certo e
importante.Essa visão, que apróxima o índio de um selvagem está presente no
imaginário de muitas pessoas até os dias de hoje pois consideram, assim como
Colombo, sua cultura mais civilizada e melhor que a outra.
Além dessa questão, Colombo e
sua tripulação consideram: ``Essas gentes muito mais pacíficas e medrosas, nuas
[...]`` (TODOROV, p. 49) Esta ideia de que os ``índios``eram pacíficos e muitas
vezes vistos como ``covardes``fez com que existisse a teoria do bom selvagem
que a grosso modo, imaginava que o homem era bom por natureza. Embates
sangrentos e opressão eram frutos da civilização.
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